Banza Zmoke Shop US

Músicas sobre maconha: expressão cultural e defesa de direitos

músicas sobre maconha

A música é uma das mais antigas expressões culturais que se tem notícia e serve para eternizar diversas ocasiões. Logo, é comum que temas importantes ganhem boas trilhas sonoras e, entre eles, podemos destacar as músicas sobre maconha. 

A utilização da planta cannabis, por várias civilizações, também é algo que acontece há milhares de anos. Fato é que o uso da maconha ainda gera polêmica em várias partes do mundo e, ao longo dessa discussão, a música deu voz às diferentes manifestações.

Artistas conhecidos mundialmente já falaram sobre o uso da planta e, claro, cantaram sobre isso. Por sinal, as letras dessas canções vão desde as sensações ao estar chapado até as opiniões sobre a legalização de uso. 

Quer conhecer um pouco mais dessa playlist animada e cheia de significados?

Solta o som e vem com a gente!

Como conhecer as músicas que falam de maconha?

Há algumas décadas, fumar maconha era visto como uma prática predominante das pessoas negras e esse preconceito se estendeu à música. Artistas, ritmos e estilos de matriz africana eram alvos de censura e segregação.

Hoje, o uso da maconha, seja recreativo ou medicinal, é liberado em várias partes do mundo e defendido por milhares de pessoas. E mais: artistas de todas as etnias, que cantam os mais variados estilos musicais, usam suas letras para apoiar essa causa.

O fato da planta cannabis ser estudada para tratamento e alívio de sintomas de doenças crônicas fez a luta pela legalização ganhar mais adeptos. Naturalmente, os pacientes que se tratam com derivados da maconha participam das campanhas legalize it!

10 músicas que falam sobre maconha com artistas nacionais

Em artistas brasileiros, antigos e atuais, encontramos várias músicas que falam sobre a maconha, de forma sutil ou nem tanto assim. Seja de forma explícita ou em frases que ficam subentendidas, temos diversos exemplos desse conteúdo.

Saca só a lista que preparamos para mostrar algumas dessas canções:

1. Legalize já (Planet Hemp)

Em uma letra explícita e cheia de provocações, a banda cantou sobre o uso da erva e pediu, literalmente, a legalização. Aliás, já conhece a seda Bem Bolado que é assinada pelo vocalista Marcelo D2? 

2. A feira (O Rappa)

Essa música de 1996 serve de afronta aos preconceitos, expondo a ideia de que pessoas de todas as classes sociais usam a maconha. De quebra, o alívio trazido pelo uso da planta é outro ponto declarado nesse reggae cantado pela banda.

3. Brisa (IZA)

Na letra que deixa subentendido os efeitos causados pelo uso da maconha, a cantora fez um som inspirado no latino reggaeton. Ela botou a galera para dançar muito e, depois, quando questionada, confirmou que estava sim se referindo à erva nessa canção.

4. Cachimbo da paz (Gabriel O Pensador)

Com uma mistura de pop, hip-hop e outros ritmos, essa letra é mais uma crítica social lançada pelo cantor em 1998. Com frases provocativas, ele passa a ideia de hipocrisia e defesa de interesses próprios no debate da legalização da maconha. 

5. Folha de bananeira (Armandinho)

O reggae lançado em 2002 traz, de forma bem humorada e muito dançante, a vibe de alguém que curte a vida e fuma para relaxar. Essa música virou hit da época e colocou gente de todas as tribos para dançar e repetir cada frase.

6. Herbocinética (Raimundos)

Em uma mistura de música alternativa, indie e rock, em 1995, a banda lançou esse som com muita batida de bateria e guitarra à vontade. A letra fala sobre a pressão imposta pela vida e seus acontecimentos, dizendo que o fumo serve como alívio.

7. Maria Joana (Erasmo Carlos)

Essa canção, escrita pelo Tremendão em 1971, pode ser considerada um ato de rebeldia, já que, naquela época, esse assunto era um tabu ainda maior. Usando um título que fazia alusão à marijuana, outro nome da cannabis, ele driblou o cerco e cantou suas sensações.

8. Onda diferente (Anitta, Ludmilla e Snoop Dogg feat DJ Papatinho)

Nessa letra, a união de quatro nomes da música deixam “no ar” os efeitos causados pelo uso da maconha. De forma discreta, apenas descrevendo as sensações, eles colocam a galera para dançar numa batida interessante e com um clipe futurista.

9. Sedanapo (Gloria Groove)

Essa canção é uma grande metáfora entre o ato de enrolar um baseado e como a personagem se sentiu usada pelo amado. Cheia de termos usados por quem fuma maconha, esse funk põe todo mundo para dançar muito.

10. A Semente (Bezerra da Silva)

Para fechar a lista em grande estilo, vamos ao samba do grande Bezerra da Silva. E o melhor: essa música está na trilha sonora do jogo Counter-Strike (CS) na fase Rio, sabia? A canção encaixou direitinho na modelagem 3D do game e embalou as  jogatinas de cs_rio. 

 E aí, você conhecia essas músicas? Conta pra gente o que achou da nossa lista.

15 músicas que falam de maconha com artistas internacionais

E não é só no Brasil que as músicas sobre maconha são compostas e cantadas por multidões. Cantores do mundo todo já gravaram hits que abordam diferentes pontos de vista sobre o uso e a legalização da erva.

Preparamos uma lista com vários artistas e ritmos para você subir o som e curtir demais.

Ouve só:

  1. Crumblin erb (OutKast)
  2. Dooo It (Miley Cyrus)
  3. Got to get you into my life (The Beatles)
  4. Hash pipe (Weezer)
  5. Kaya (Bob Marley e The Wailers)
  6. Legalize it (Peter Tosh)
  7. Marijuana (Kid Cudi)
  8. Mary jane (Rick James)
  9. Mary Jane Holland (Lady Gaga)
  10. Rainy day women nº 12 & 35 (Bob Dylan)
  11. Ratha Be Ya Nigga (2Pac e Richie Rich)
  12. Smoke two joints (Sublime)
  13. Sweet leaf (Black Sabbath)
  14. The next episode (Dr. Dre, Snoop Dogg e Nate Dogg)
  15. We be burnin (Sean Paul)

Ouvir um som e relaxar é bom demais, não é mesmo? E curtir essas músicas, fumando de boa, sozinho ou acompanhado, é melhor ainda. Nós, da Banza, somos a favor de aproveitar a vibe em qualquer ocasião.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp