Popularmente conhecida como maconha e pelo seu uso recreativo, a cannabis sativa é uma planta que pertence à família Cannabaceae. Algumas de suas substâncias vêm sendo estudadas e aplicadas, demonstrando vários benefícios da cannabis em diversas áreas.
A aplicação medicinal do tetrahidrocanabinol (THC) e do canabidiol (CBD) é feita em forma de óleos, pílulas, sprays ou adesivos. Em geral, são indicados por profissionais habilitados para pacientes com doenças cujos tratamentos, até então, não existiam ou eram ineficazes.
Podemos concluir, então, que os efeitos dessa planta vão muito além do relaxamento causado ao fumar um cigarro de cannabis. A vibe curtida nesse momento se expandiu e se tornou, também, uma esperança para pacientes do mundo todo.
Quer conhecer um pouco mais sobre esse assunto? Segue aqui que a gente te conta!
Afinal, quais são os benefícios da cannabis para a saúde?
É fato que os estudos clínicos envolvendo a aplicação terapêutica e os benefícios da cannabis devem ser ampliados. Ainda assim, até o presente momento, os efeitos positivos da planta e seus componentes são reconhecidos pelo mundo afora.
Além de medicamentos com diferentes indicações, produtos derivados da cannabis são voltados para diversos públicos. Seja para relaxar, atuar como coadjuvantes no tratamento de doenças ou com função estética, eles têm sido cada vez mais comercializados.
Pacientes com doenças crônicas, mulheres, animais de estimação, entre outros, podem desfrutar de seus benefícios. Especialmente no uso medicinal, milhares de pessoas do mundo todo estão melhorando e ganhando mais qualidade de vida.
Como funciona o uso da cannabis na medicina?
Áreas da medicina como Psiquiatria, Neurologia, Oncologia, Oftalmologia e Nutrição utilizam produtos derivados da cannabis. Essa prescrição é segura, comprovada por estudos publicados em revistas científicas e liberada pelos órgãos reguladores de cada país.
No Brasil, apesar do cultivo da planta ainda ser proibido, de 2015 até hoje, a Anvisa aprovou a importação de 18 medicamentos. Para uso clínico, os componentes psicoativos da cannabis são isolados e, assim, a utilização dos produtos não “dão barato”.
O THC demonstrou propriedades medicinais antidepressivas, estimulantes do apetite e anticonvulsivas. Já o CBD indicou propriedades sedativas, antipsicóticas, analgésicas e antiinflamatórias, permitindo sua utilização no tratamento de inúmeras doenças.
Quais doenças esses compostos de cannabis combatem?
Os 2 componentes famosos da cannabis são, também, os mais utilizados na fabricação de medicamentos. Com propriedades distintas, eles apresentam excelentes resultados no tratamento de doenças variadas.
Preparamos duas listas com algumas dessas doenças que podem ser tratadas com os benefícios da cannabis. Olha só:
5 doenças e desconfortos tratados com medicamentos à base de THC
- Asma
- Glaucoma
- Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
- Anorexia
- Efeitos colaterais da Quimioterapia, como náusea, vômito, perda de apetite e tontura
11 doenças tratadas com medicamentos à base de CBD
- Ansiedade
- Insônia
- Depressão
- Doenças reumáticas
- Dores crônicas
- Epilepsia
- Alzheimer
- Mal de Parkinson
- Esclerose múltipla
- Fibromialgia
- Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)
Algumas dessas doenças atingem milhões de pessoas, então, podemos imaginar o quanto esses medicamentos são importantes. Se faz necessário que essas possibilidades de tratamento sejam abertamente discutidas, a fim de desmistificar o tema e ampliar o acesso.
Pessoas que não fazem uso recreativo da cannabis podem, seguramente, se beneficiar de suas propriedades terapêuticas. Aliás, você sabia que até os animais de estimação estão na lista de “consumidores” desses produtos?
Achou curioso? A gente te explica logo adiante. Mas, antes disso, falaremos sobre a saúde da mulher
Cannabis medicinal na saúde da mulher
Um dos sistemas formadores de nosso corpo é o endocanabinoide, importante aliado da regulação e do equilíbrio dos processos fisiológicos. Os principais receptores desse sistema são o CB1 e o CB2, encontrados, respectivamente, no cérebro e no sistema nervoso.
Na mulher, esse sistema protege de patologias como demência e depressão, bem como atua na resposta ao estresse. Para exemplificar, o período de ovulação e os efeitos causados pelo uso de métodos contraceptivos trazem implicações nessa resposta natural.
Além de combater a depressão, demência e estresse no corpo feminino, os benefícios da cannabis agem contra o câncer de mama, colo e útero. Endometriose, enxaqueca, queda de cabelo e compulsão alimentar também estão nessa lista.
Outras aplicações já em uso para mulheres são o combate à tensão pré-menstrual e o aumento do prazer feminino. Dores crônicas, pélvicas, sintomas de TPM ou de dor causada pela relação sexual igualmente são atenuadas pelos canabinoides, inclusive com os lubrificantes à base de cannabis.
Uso da cannabis na dermatologia e na estética
Receptores canabinoides CB1 e CB2 estão presentes na pele, glândulas sebáceas e células imunológicas que permeiam a derme. Dessa forma, já se verificou uma boa resposta dos derivados da cannabis no combate à acne.
Marcas como Avon e Tresemmé já lançaram linhas com efeito calmante e vendem em várias partes do mundo. No Brasil, produtos cosméticos fabricados com esses ingredientes ainda não tiveram suas vendas liberadas. Mas, provavelmente, é uma questão de tempo.
Cremes hidratantes, envelhecimento da pele, psoríase, acne e rosácea são algumas das patologias tratadas por produtos à base de CBD. O efeito psicoativo do THC está sendo utilizado em cremes, géis e loções de grandes marcas.
Os muitos benefícios da cannabis para os bichos de estimação
Mesmo que ainda não seja um consenso entre veterinários e tutores de pets, o uso medicinal da cannabis tem sido feito e traz resultados positivos. Além de cães e gatos, o tratamento se aplica para outros mamíferos, peixes, aves e répteis.
São tratadas dores crônicas, doenças neurológicas, autoimunes, pós-cirúrgicos ortopédicos, distúrbios de comportamento, câncer etc. As doses aplicadas e o intervalo entre elas variam de uma espécie para outra, porém, todas respondem bem ao tratamento.
O Conselho Federal de Medicina Veterinária é quem fiscaliza essa categoria de profissionais no Brasil. E, com base no estatuto dos médicos veterinários, é permitida a adoção de qualquer método que julgarem necessário para o tratamento do animal. Veja aqui outras dicas em nosso Instagram!
Enfim, esperamos que mais pessoas conheçam os benefícios da cannabis e que possa acontecer a devida regulação. Nós, da Banza Zmoke Shop, apoiamos iniciativas que tragam mais saúde e bem-estar para as pessoas e os pets.