Banza Zmoke Shop US

Tetrahidrocanabinol: o que é o THC, seus efeitos e benefícios

THC

A cannabis, popularmente conhecida como maconha, é uma planta da família da Cannabaceae. Por sua vez, o tetrahidrocanabinol (THC) é uma das substâncias químicas encontradas em uma das subespécies desta planta. 

A sativa é uma das subespécies mais conhecidas de cannabis, de onde é extraído o composto ácido tetrahidrocanabinol (THCA). Ela é originária da Europa e se destaca das demais por ser uma planta mais alta, com folhas finas e tons de verde claro. 

Apesar de ter propriedades neuroprotetoras, o THCA é uma forma não ativada e sem as propriedades psicoativas do THC. Para que essa transformação aconteça, é necessário que o THCA volte ao seu estado neutro, através da exposição ao calor.  

Afinal, o que é o THC?

Esse composto orgânico é um dos 400 encontrados na cannabis sativa e o principal componente ativo da planta. Ele pertence à família dos fenóis e, por ser uma substância psicoativa, age no sistema nervoso central. 

Por isso, o THC pode alterar a função cerebral e mudar, temporariamente, a percepção, o humor, o comportamento e a consciência. No caso, ele age sobre o sistema endocanabinoide, responsável pela regulação e equilíbrio fisiológico do nosso corpo.

E foi justamente essa propriedade que deu visibilidade ao THC perante a indústria farmacêutica. Além de seu uso in natura para fins recreativos, a aplicação desse composto em medicamentos vem sendo bastante estudada e já aplicada em várias terapias. 

Onde encontrar o THC?

O THC pode ser encontrado até em produtos comestíveis (edibles), como os gummies com Delta-8. Por sinal, o composto vem de todas as partes da cannabis sativa, especialmente nas flores e na resina das plantas fêmeas. Mas a concentração depende de fatores como tipo de solo, clima, época da colheita etc. 

Com propriedades psicoativas, esse é o composto químico mais potente encontrado na maconha. Ainda não há registros de outra planta em que o THC foi encontrado, então, pode-se dizer que ele é  exclusivo da cannabis

O hábito de fumar a planta para fins recreativos e até religiosos é muito antigo e ainda existe, inclusive de forma legalizada em vários países. Em outros, as autoridades permitem a fabricação ou a importação de medicamentos à base de THC.

A propósito, as propriedades terapêuticas do THC são bastante exploradas pela indústria farmacêutica. Por falar nisso, muitas doenças estão sendo tratadas com esse composto e beneficiando pacientes no mundo todo.

Quer saber mais sobre o assunto? Segue aqui!

Quais são os efeitos do THC?

Diversos estudos clínicos envolvendo a utilização da cannabis e do THC já foram feitos e outros continuam em andamento. O que se sabe até agora é que esse composto natural pode ser utilizado de forma segura no tratamento de inúmeras  patologias. 

Pacientes crônicos ou portadores de doenças para as quais os tratamentos eram inexistentes ou ineficazes já usam esses produtos. Até mesmo os animais de estimação estão sendo beneficiados por esse tipo de tratamento, sabia? 

Áreas da Medicina como Psiquiatria, Neurologia, Oncologia, Oftalmologia e Nutrição têm usado produtos à base de THC. Ele demonstrou propriedades medicinais antidepressivas, estimulantes do apetite e anticonvulsivantes, entre outras.

5 utilizações medicinais do THC

Existem diversas doenças sendo tratadas com remédios à base de THC. Aliás, os estudos científicos e avanços legais não param, trazendo uma melhora na qualidade de vida dos pacientes do mundo todo. 

Logo adiante, veja algumas dessas doenças e os benefícios  trazidos pelo uso desse composto. Olha só:

  • Anorexia: o transtorno alimentar causa a biorregulação do sistema endocanabinoide do corpo “para menos”. Isso gera sentimentos de ansiedade e medo. Nesse caso, o THC atua aumenta o apetite e transforma a relação do paciente com o alimento.  
  • Asma: essa doença crônica, que afeta as vias respiratórias e os brônquios, apresenta melhora significativa com o uso do THC. Ele se revelou um potente broncodilatador, facilitando a respiração do asmático. 
  • Câncer: o THC ajuda no combate aos efeitos colaterais da quimioterapia e outros tratamentos. Por exemplo, ele ajuda a amenizar náusea, vômito, perda de apetite e tontura.
  • Fibromialgia: essa doença crônica causa dores constantes especialmente nos ossos e músculos. Com o medicamento à base de THC, pacientes tiveram melhora considerável nos quadros, além de demorar mais tempo para sentir dor. 
  • Glaucoma: além de ter ação neuroprotetora, o THC reduz a pressão intraocular e a dor local. O resultado é o “estacionamento” na progressão da doença degenerativa e melhora na qualidade de vida.

5 efeitos recreativos do THC 

Devido à maior concentração de THC, as plantas do tipo sativa são, geralmente, escolhidas por pessoas que priorizam os efeitos físicos. Isso porque traz grande relaxamento mental e pode provocar euforia e risos, o que aumenta a habilidade de socialização. 

Chill Yes GIF by memberoneio - Find & Share on GIPHY

Aumento da energia física, melhoria no nível do humor, pensamentos “soltos”, acelerados e criativos também são efeitos notados. Logo, preparamos uma lista só para reforçar a vibe de quem gosta de fumar esse tipo de cannabis. Olha só:

  • a sativa traz mais foco;
  • dá um upgrade na energia;
  • estimula desperta a criatividade;
  • fortalece nosso sistema imunológico;
  • favorece a clareza mental.

Interessante, não é mesmo?

E, então, você tinha ideia de que, além de estar presente em momentos de relaxamento, o THC também tinha propriedades medicinais? Nós, da Banza, esperamos que esses benefícios cheguem ao maior número de pessoas.

Acreditamos que os resultados das pesquisas científicas ajudam a superar o preconceito. Muito mais do que lazer, tudo isso é um motivo de esperança para milhares de pessoas que têm familiares doentes.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp