Também conhecido por bongo ou water pipe, purificador ou cachimbo d’água, esse acessório é utilizado para fumar ervas. Aliás, a grande sacada do bong é o compartimento com água que resfria a fumaça, além de servir como filtro.
O hábito de fumar é relatado há séculos e, ainda hoje, conservado por grande parte da população mundial. Entretanto, como qualquer outro costume, ele se modernizou e até ganhou alguns apetrechos.
Atualmente, as smoke shops são lojas encontradas com certa facilidade e que oferecem uma série de produtos e acessórios. Por sinal, o bong é uma das opções mais modernas para quem gosta de fumar.
O que é bong?
Como dissemos no início, esse aparelho é um tipo de cachimbo d’água – daí o nome water pipe. Composto de base, tubo, taça e pescoço, seu uso consiste na queima da erva, que é resfriada pela água e produz a fumaça.
Dessa forma, a maior parte das substâncias prejudiciais à saúde ficam nesse recipiente, agindo como um redutor de danos. O resfriamento da fumaça impede que os pulmões recebam calor excessivo.
Além da potência da fumaça bem maior do que a gerada pelo uso do narguile, o bong se diferencia por outros aspectos. Nele, a própria erva é queimada, enquanto no narguile, são queimados carvões para que o ar aquecido passe pela erva.
Quais são os tipos de bong?
Com várias marcas disponíveis no mercado, os bongs são fabricados em materiais como vidro, acrílico e silicone. São inúmeros formatos, tamanhos, cores e modelos, além dos tipos icebong e oilbong.
A água que fica na base dos bongs tem o papel de resfriar a fumaça, porém, os icebongs levam esse conceito “a sério”. Esse tipo de bong é desenhado para segurar cubos de gelo em sua coluna, diminuindo bastante a temperatura da fumaça produzida.
Já os modelos oilbong permitem a utilização de dabs, ou seja, extrações que derretem com os óleos e concentrados das ervas utilizadas. Esse tipo de aparelho torna a experiência mais intensa e possibilita o uso de diferentes ervas, inclusive a cannabis.
3 tipos de bongs mais utilizados
Com opções para todos os bolsos e gostos, a escolha pelo bong ideal fica por conta de quem gosta de usar esse acessório para fumar. Detalhes como preço, local de utilização e até a durabilidade esperada podem interferir nessa decisão.
Preparamos uma lista para te ajudar a entender essas diferenças e escolher o bong perfeito para você e, quem sabe, sua galera.
Saca só!
1. Acrílico
Esse tipo de plástico é bastante usado na manufatura e costuma ter preço acessível por permitir a produção em massa. Em se tratando de bongs, os aparelhos desse material são opções econômicas e, em geral, de boa qualidade.
Apesar de não ser inquebrável, é bastante tolerante ao desgaste natural e uma ótima pedida para festas e rolês. A desvantagem desse material é que ele libera certos odores ao ser aquecido e isso pode comprometer o sabor da erva usada.
Se você optar por usar um aparelho desse material, a dica é procurar uma marca de qualidade confiável. Feito isso, você terá muitas opções em formatos e cores para escolher o seu.
2. Silicone
Trata-se de um material maleável, macio e antiaderente, que resiste a altas temperaturas e não produz odor desagradável. Logo, esses são alguns dos motivos pelos quais os bongs de silicone têm ganhado destaque no mercado.
Também são fáceis de limpar e, pela maleabilidade, pode ser facilmente dobrado e colocado na mochila. Por não produzir nenhum odor, nesse quesito, eles se aproximam à qualidade dos feitos de vidro.
E, apesar de ser uma ótima opção de bons preços e durabilidade, o aparelho de silicone perde um pouco no quesito estilo. Isto é, o fato de não ser transparente e a falta de variedade de modelos não facilita o uso como peça de decoração.
3. Vidro
Por ter uma aparência imponente e ser feito com vidro robusto e de confiança, esse é o queridinho dos mais experientes no hábito de fumar bong. Além de conduzir menos calor, são antibacterianos, anti-odores e não são absorventes.
Por ter um material altamente moldável, os bongs de vidro são de várias cores e modelos, cheios de detalhes e estilos únicos. Então, quem elege esse material como seu queridinho, pode fazer verdadeiras coleções.
São peças praticamente artesanais, o que se reflete no valor agregado. Além disso, a durabilidade é outro ponto a se pensar, já que, mesmo os vidros espessos, são menos resistentes às quedas e batidas.
Diz aí: você já conhecia todas essas diferenças? Quer ter ainda mais informações sobre os bongs? Segue o fio!
Afinal, onde encontrar um bong?
Assim como outros aparelhos modernos usados para fumar, o bong é encontrado com facilidade em lojas especializadas. Por exemplo, as tabacarias têm uma grande variedade de marcas e modelos para escolher à vontade.
Nelas, você encontra, além dos aparelhos propriamente ditos, todos os acessórios necessários para eles. No caso do bong, por exemplo, isso inclui: protetor bucal, escova para limpeza etc.
Nas lojas especializadas, você conta com marcas confiáveis e com o conhecimento dos atendentes para tirar suas dúvidas. Dica de ouro: a Banza Zmoke Shop é uma dessas lojas que têm diversas opções de bongs e muito mais para te oferecer.
Glass bong: o queridinho da galera
Devido ao estilo único das peças e ao fato desse material não interferir no sabor e aroma da erva utilizada, o bong de vidro é o mais utilizado. Apesar de ser mais caro que os outros, quem usa esse modelo garante que a experiência compensa esse detalhe.
Normalmente, o glass passa a ser o queridinho de quem já usa o aparelho e vai se “acostumando” a ele. A quantidade de fumaça produzida pelo bong é bem maior em relação aos seus similares, então, algumas pessoas levam um tempo para se adaptar.
Bong, bongo ou water pipe?
Independente do nome pelo qual você vai chamar seu aparelho, a dica é curtir os momentos que ele vai te proporcionar. Feito para quem aprecia fumar diferentes tipos de tabaco e até outras ervas, ele é ideal para usar sozinho ou em grupo.
E, agora que você já leu mais sobre esse aparelho e suas peculiaridades, é só escolher o seu. Ah, e não esquece que a Banza é uma loja brasileira situada na Flórida, onde você encontra tudo o que precisa para fumar e curtir a vibe. Siga nossa página no Instagram e confira os outros posts do blog!