De origem controversa, existem diferentes versões para o surgimento desse curioso aparelho. Hoje conhecido no mundo todo, alguns estudiosos defendem que o narguile surgiu na América, outros na Índia e, ainda, há quem diga que foi na Pérsia.
Segundo registros de historiadores, esses povos já usavam o narguile há mais de dois mil anos. Tradicionalmente, o aparato era usado para fumar dokka (a cannabis “daquela época”), ópio e até mesmo para aspirar patchouli.
O que os historiadores também contam é que esse aparelho tem forte papel cultural para muitos povos. Na Índia antiga, por exemplo, tê-lo em casa era sinal de prestígio e compartilhá-lo era tido como um sinal de paz, hospitalidade e simpatia.
O que é narguile?
Também conhecido como arguile ou shisha, o narguile é uma espécie de cachimbo d’água, originário no Oriente Médio. Nos últimos anos, ele ficou conhecido por todo o ocidente e é utilizado, principalmente, em grupos.
Formado por várias peças, como o jarro, o fornilho, o abafador e a mangueira, pode ser feito de diversos materiais. O ar aquecido pelo carvão passa pelo tabaco e produz a fumaça que é resfriada e filtrada pela água, seguindo pelo tubo até ser aspirada.
No Brasil, o narguile ficou mais conhecido no começo dos anos 2000 e seus adeptos desenvolveram uma cultura própria. A preferência em terras tupiniquins é pela utilização de inúmeros sabores e pela produção de bastante fumaça.
Em países de língua inglesa, como os Estados Unidos, o narguile é mais conhecido como hookah. Esse apetrecho criado, aproximadamente, no século 16, ultrapassou fronteiras e seu consumo continua crescendo na terra do Tio Sam.
Afinal, como se escreve narguile?
Diz aí: quem nunca ficou na dúvida sobre qual é a forma correta de se escrever ou mesmo pronunciar o nome desse aparelho, hein? Até mesmo as pessoas que usam com frequência, chamam o narguile de formas distintas.
A verdade é que cada um dos povos antigos que fumava narguile foi dando diferentes nomes e significados a ele. Isso dependia da cultura do povo e da importância que a peça ganhava naquele local.
Narguile, narguilé, arquile, shisha (ou xixa) e hookah são alguns dos nomes mais populares usados pelo mundo. O que importa mesmo é usar esse tipo de cachimbo tão antigo para curtir bons momentos, sozinho ou acompanhado da turma.
Você sabe como fumar narguile?
O primeiro passo para utilizar esse aparelho com segurança é a montagem. Por isso, não se esqueça de seguir a ordem da montagem nas instruções do produto e, claro, manter a limpeza em dia.
Antes do uso, é importante limpar com água e sabão, pois isso evita que gostos indesejados se juntem à fumaça. Assim, o sabor e aroma da essência escolhidos para aquela rodada serão preservados, sem sustos.
Depois disso, é colocar água na base, montar o restante das peças e testar o fluxo de ar para verificar se nada está obstruindo a mangueira. Agora é colocar a essência no fornilho, esquentá-lo, ir ajustando a temperatura e fumar numa boa.
Essências para narguile e sua imensa variedade
As essências usadas para fumar narguile são, na verdade, o tabaco flavorizado, a fim de dar ou realçar sabores e aromas. Para isso, são usados produtos como: melaço de cana, frutas ou aromatizantes.
Atualmente, é possível encontrar opções para todos os gostos, que vão desde frutas e especiarias até bebidas. Morango, maçã verde, limão, café, menta, catuaba, vinho, Coca-cola e até Red Bull são alguns exemplos.
Existem opções que vão de convencionais a premium e que se diferenciam pela qualidade do tabaco utilizado na fabricação. Para todos os gostos e bolsos, as essências dão ainda mais graça ao hábito de compartilhar o narguile com os amigos.
Saiba onde comprar narguile
Nos últimos anos, o narguile se tornou um dos itens mais apreciados e utilizados por quem gosta de fumar. Outro fator que fez o aparelho se popularizar é a oportunidade de juntar pessoas em torno de um mesmo hábito.
Outro grande atrativo para seus apreciadores é a variedade de materiais, modelos, tamanhos e cores do aparelho. São tantas opções que o narguile pode ser usado até como peça de decoração entre um uso e outro, viu.
Ele pode ser encontrado facilmente em tabacarias e smoke shops especializadas em tabaco e seus derivados. Atualmente, existem tabacarias exclusivas de narguile, onde o cliente compra o aparelho e seus acessórios e pode até fumar com seus amigos.
Qual é a diferença entre narguile e bong?
No narguile, a queima é dos carvões com tabaco flavorizado, certo? Já no bong, a própria erva é queimada, o que eleva a potência. E, em ambos os casos, a água ajuda a resfriar a fumaça para curtir a experiência.
Aliás, veja um exemplo de bong que é vendido aqui na Banza:
Viu só como o hábito de fumar se transformou e se modernizou com o uso desse aparelho tão antigo? A Banza Smoke Shop é uma tabacaria brasileira com sede nos Estados Unidos feita para te atender incrivelmente bem, seja em português ou inglês.
Venha conhecer nossos produtos. Esperamos por você!