Banza Zmoke Shop US

Tabaco: das raízes culturais até o hábito moderno de fumar

tabaco

Você sabia que povos de diferentes culturas e religiões pelo mundo realizam cerimônias de defumação? Para isso, são utilizadas quatro plantas medicinais, que são consideradas até mesmo sagradas: cedro, sálvia, erva doce e tabaco. 

Um dos rituais consiste na queima das plantas com a intenção de purificar a alma de alguém ou limpar um lugar. A fumaça, que consideram ter ação curativa para a mente, o coração e o corpo, é soprada sobre a pessoa e, depois, as cinzas são jogadas no solo. 

Diz aí: já conhecia esse ritual? E das plantas utilizadas, o que você sabe sobre o tabaco? Ou será que só ouviu falar de fumar tabaco e nunca pensou de onde veio toda essa história?

Segue o fio!

Afinal, o que é tabaco? E como as pessoas começaram a fumar?

Estima-se que o tabaco seja originário dos Andes Bolivianos e faça parte da sociedade, pelo menos, desde o século XV. O nome científico dessa planta é Nicotiana tabacum, que tem como princípio ativo a nicotina, que possibilita uma utilização bem variada. 

Além de servir como remédio, a planta pode ser usada na forma de cigarro, charuto, cachimbo, rapé, narguilé ou fumo mascado. Mas lembre-se: é essencial dosar bem para não prejudicar sua saúde, ok?

Segundo a história, em 1492, quando Cristóvão Colombo chegou à América, conheceu o hábito indígena de fumar. Quatro décadas depois, o tabaco chegou à Europa e passou a ser cultivado pela família real portuguesa. 

Em 1560, essa planta desembarcou na França, onde a então rainha, Catarina de Médici, deu início ao hábito de fumar. Nesse mesmo período, o tabaco começou a ser cultivado aqui no Brasil pelos colonos portugueses, inicialmente para consumo próprio. 

5 curiosidades e vantagens do tabaco orgânico 

Nos últimos anos, o cultivo do tabaco orgânico “ganhou terreno” e vem tendo cada vez mais adeptos. Com menor teor de nicotina, seu plantio é feito em solo livre de agrotóxicos e as folhas se desenvolvem através de compostagem e fertilizantes naturais. 

O plantio do tabaco orgânico é feito de forma limpa e sustentável, auxiliando na preservação do solo e do meio ambiente. Por sinal, olha só os as vantagens dessa versão orgânica:

  • possui menor teor de nicotina em comparação ao tabaco natural;
  • sua produção é realizada em escala ecológica e controlada;
  • o sabor e o aroma da planta são mais presentes;
  • o material utilizado na sua embalagem é biodegradável;
  • é um repelente natural utilizado por pequenos agricultores. 

Conheça os efeitos causados pelo tabaco em seu corpo

Alguns segundos após ser absorvida, a nicotina faz com que o cérebro libere substâncias químicas que causam sensação de prazer e bem-estar. Além disso, o tônus muscular diminui, causando sensação de relaxamento. 

No corpo, há um aumento dos batimentos cardíacos, da pressão arterial, da frequência respiratória e da atividade motora. E, como tudo na vida, isso tem um lado bom e, também, um lado ruim.

Como a vovó já dizia: “o hábito faz o monge”. Então, percebeu que dá para usar uma versão mais leve do tabaco e equilibrar tudo com boa qualidade de vida, não é mesmo? Em qualquer situação, fazer exercícios físicos regularmente e manter uma alimentação saudável são a base para curtir tudo o que desejar com mais tranquilidade. 

Entre tantas utilizações, o que você precisa saber sobre fumar tabaco?

Uma das maneiras que as pessoas mais consomem o tabaco é fumando, né? Sendo assim, tenha em mente que a planta é uma opção mais saudável em relação aos cigarros industrializados. 

Além de amenizar os efeitos no organismo em geral, a planta não polui o meio ambiente devido ao descarte irregular dos filtros. Em geral, isso acontece bastante com as bitucas industrializadas, que não são biodegradáveis e, ainda, contaminam o solo. 

Esses e outros motivos fizeram com que a cadeia produtiva do tabaco tivesse sua importância reconhecida. Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, inclusive, foi favorável à regulamentação nacional dessa produção.  

Existe um jeito certo de fumar tabaco? E como fazer?

Há muitas opções para quem quer descobrir como fumar tabaco, o que varia de pessoa para pessoa. Uma dessas maneiras é o Spliff, que, na versão norte-americana, é um cigarro enrolado feito da mistura de maconha e tabaco. Já o Blunts é feito de cannabis e enrolado com as folhas de tabaco, assim como os charutos.  

Enfim, seja qual for a forma que você escolher para fumar tabaco, lembre-se de que isso traz riscos à saúde. Por exemplo, o consumo contínuo pode levar a enfisema pulmonar, câncer de garganta e outras doenças. E, se fumar de vez em quando, esse risco diminui.  

Quer saber onde encontrar tabaco? Corre aqui na Banza!  

Em tabacarias especializadas, você pode encontrar tabaco natural ou orgânico, além de cigarros, charutos, cachimbos e outros artigos relacionados. São estabelecimentos regulamentados, que comercializam apenas produtos autorizados pelos órgãos sanitários do país. 

A Banza Zmoke Shop tem vários produtos para quem gosta de tabaco. Uma loja brasileira sediada nos EUA, com atendimento diferenciado (em inglês e português) e ótimos preços. Segue a gente no Insta e fique por dentro de tudo! 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp